sexta-feira, 31 de maio de 2013

Carboidratos, muita energia pra você!




Famosos pela energia que oferecem ao corpo, os carboidratos carregam consigo outro carimbo e esse, nem tão positivo: normalmente, eles são apontados como os responsáveis pelas subidas do ponteiro da balança. Confie apenas na primeira parte da afirmação e repense a idéia de cortar os alimentos ricos em carboidratos do cardápio. O nutriente é, sem dúvida, a melhor fonte de energia para o nosso organismo e relacioná-lo ao aumento de peso é apenas um mito. Cada grama contém 4 calorias, mesmo número apresentado em um grama de proteína.
Os carboidratos devem ser predominantes na alimentação. A recomendação é que eles façam parte de 50% a 60% do valor calórico total do cardápio diário, seja para quem quer perder, manter ou ganhar peso. Em  uma dieta de 1.400 kcal, por exemplo, a quantidade de carboidratos resultaria em aproximadamente 175 g. 
Arroz é uma das fontes do nutriente que oferece energia.

Ao eliminar de vez o macro nutriente da alimentação, sintomas como dor-de-cabeça, irritação, cansaço físico e mental podem aparecer. O segredo, além de ficar de olho na quantidade, é optar pelos diferentes tipos do nutriente, de acordo com seu objetivo. 

Segue abaixo a tabela principal da pirâmide alimentar e com isso poderemos melhorar nossa alimentação:


Geyne Lima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário