sexta-feira, 17 de maio de 2013

Carboidratos e Transfusões Sanguíneas


Olá pessoal!! Boa Noite!
Hoje irei falar sobre os carboidratos, os tipos sanguíneos e as transfusões. Abaixo veremos o que os carboidratos tem a ver com os tipos sanguíneos e quais os tipos sanguíneos que podem doar ou receber o sangue e de qual tipo.
As glicoproteínas contêm resíduos de carboidratos, além da cadeia polipeptídica. Alguns dos mais importantes exemplos de glicoproteínas estão envolvidos na resposta imune; por exemplo, os anticorpos, que se ligam aos antígenos (substâncias estranhas ao organismo), são glicoproteínas. Os carboidratos também atuam como determinantes antígenos, as porções de uma molécula antigênica que os anticorpos reconhecem e as quais se ligam.
Um exemplo do papel da porção oligossacarídica de glicoproteínas como determinantes antigênicos é encontrada em grupos sanguíneos humanos. Há quatro grupos sanguíneos humanos, o A, o B, o AB, e o O. As distinções entre os grupos dependem das porções oligossacarídica das glicoproteínas nas superfícies das células sanguíneas chamadas eritrócitos. Em todos os tipos sanguíneos, a porção oligossacarídica da molécula contém o açúcar L-fucose. A N-acetilgalactosamina é encontrada nos finais não redutores de oligossacarídeos no antígeno do grupo sanguíneo do tipo A. No tipo sanguíneo B, a a-d-galactose toma o lugar da N-acetilgalactosamina. No tipo O nenhum desses dois terminais está presente, e no tipo AB os dois tipos de oligossacarídeos estão presentes.
As glicoproteínas desempenham um papel importante nas membranas de células eucarióticas. As porções açúcar são acionadas as proteínas quando passam através do complexo de golgi em seu caminho em direção a superfície da célula. Essas glicoproteínas com um conteúdo extremamente alto de carboidratos (85% a 95% do peso) são classificadas como proteoglicanos. Os proteoglicanos estão constantemente descendo sintetizados e degradados. Se faltarem enzimas lisossomais que são os degradem, os proteoglicanos irão acumular-se, com consequências trágicas. Uma das mais notáveis é a doença genética conhecida como Síndrome de Hurler, na qual o material se acumula inclui grandes quantidades de aminoaçúcares. Essa doença leva a deformidades esqueléticas, retardo mental grave, e morte ainda na infância.

RELAÇÃO DE TRANSFUSÕES

Tipo sanguíneo
Produz Anticorpos contra
Pode receber de
Pode doar para
O
A, B
O
O, A, B, AB
A
B
O, A
A, AB
B
A
O, B
B, AB
AB
Nenhum
O, A, B, AB
AB

Campbel, Mary. Bioquímica. Artmed Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário