quinta-feira, 9 de maio de 2013

As fibras são importantes?

Olá pessoal!!! Boa noite...
Todos nós já ouvimos falar em colesterol alto, níveis de triglicérides altos, estômago pesado e algumas outras doenças relacionadas com a ingestão de carboidratos.
Nossa amiga Ana Kelly, postou sobre as doenças causadas pela falta de carboidratos. Hoje irei falar sobre os benefícios fornecidos pelas fibras e como inserir na dieta alimentar.

FIBRAS DIETÉTICAS

As fibras são muito importantes na dieta alimentar. Elas são compostas principalmente por carboidratos complexos, podem ter alguns componentes proteicos e são moderada à completamente insolúveis. Os benefícios que as fibras trazem à saúde já são conhecidos. Sabe-se que as fibras estimulam o movimento peristáltico e, portanto, ajudam a mover o alimento digerido através do intestino, diminuindo o tempo de trânsito no organismo.
Substâncias potencialmente tóxicas no alimento e na bile, ligam-se à fibra e são eliminadas do corpo, evitando que elas causem danos ao intestino delgado ou que sejam ali absorvidas. Evidências estatísticas indicam que um dieta rica em fibras reduz o câncer de cólo e outros, precisamente porque as fibras se ligam a carcinogênicos suspeitos. Também é plausível que os benefícios sejam por causa da falta de outros itens em uma dieta rica em fibras: indivíduos com dieta rica em fibras também tendem a consumir menos calorias e gorduras. Qualquer efeito sobre doenças cardíacas podem ser causada por essas outras diferenças. Tem havido muita publicidade em torno da diminuição do colesterol com a ingestão de uma dieta rica em fibras. Elas realmente se ligam as colesterol certamente causam alguma diminuição de sua quantidade no sangue. A redução, expressa como porcentagem, é maior em casos em que o nível original de colesterol é mais alto. Mas não há, entretanto, nenhuma evidência definitiva em que a diminuição do colesterol pelo uso da dieta com fibras resulte em menos doenças do coração.

As fibras aparecem em duas formas: solúvel e insolúvel. A fibra insolúvel mais comum é a celulose, que existe na alface, na cenoura, em brotos de feijão, no aipo, no arroz integral e na maioria dos outros vegetais, e na casca de frutas - também no pão integral.


As fibras insolúveis ligam-se a várias moléculas; por outro lado, formam apenas volume no intestino delgado. As fibras solúveis incluem amilopectina e outras pectinas e amidos complexos. Há uma alta proporção desse tipo de fibras em alimentos crus e levemente processados. Uma boa fonte de fibras solúveis inclui o farelo (principalmente o de aveia), a cevada, frutas frescas (com casca), feijão, repolho de Bruxelhas, batatas com casca e abobrinha. As fibras solúveis ligam-se muito bem a água, aumentando a saciedade do estômago.



Agora podemos ver os benefícios de uma dieta rica em fibras!! Ingerindo de forma moderada teremos muitos benefícios para nossa saúde!!
Boa Noite!


Campbell, Mary K. - Bioquímica 3. edição, Artmed Editora 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário